terça-feira, 18 de abril de 2017

Translucência nucal: um marco do primeiro trimestre (e um palpite forte sobre o sexo)

Ultrasound of a pregnant woman

Maior alegria de uma mulher grávida é dia de fazer ultrassonografia. Não sei se para todas é assim, mas, se eu pudesse, faria diariamente semanalmente. Depois de tantos anos de perrengue e dificuldade para engravidar, o que mais quero é ver meus bebês e me certificar de que está tudo bem com eles. Como contei aqui antes de abandonar o blog, tivemos a primeira consulta com a obstetra no dia 10 de março, quando estava com sete semanas. Lá, ela já me deixou o pedido para a próxima ultra que precisaria fazer, a da translucência nucal (TN), dali a um mês. Como ela já é escolada em matéria de grávida, me passou também um outro pedido caso eu "não aguentasse" esperar a TN.

Eu, que não quero ser neurótica, disse para marido que nem ia fazer essa ultra antes da TN, que ia conseguir esperar e não cairia na paranoia. Mas aí foi se aproximando a data, me dando aquela saudade de ver meus babies, a angústia de verificar se estavam crescendo, o medo de estarem sendo prejudicados pelos meus fortes enjoos, as pessoas ao redor falando para eu marcar a ultra. Então na véspera, liguei para a maternidade, achando que não conseguiria horário e, para minha sorte, tinha havido uma desistência e consegui agendar para o dia seguinte, sexta, 24/3.

Como foi no meio da tarde, marido não pôde ir, mas minha mãe me acompanhou. E que decisão mais sensata foi fazer essa ultra, gente. Qualquer preocupação com neurose ou paranoia me abandonaram quando vi meus bebês se mexendo, já com umas carinhas bem mais crescidinhas, tão, tão lindinhos.

O embrião 1 passou de 1,1 cm na 7ª semana para 2,87 cm na 9ª semana

O embrião 2, que tinha 1,5 cm na 7ª semana, estava com 3,22 cm na 9ª semana
Eles quase dobraram de tamanho da 7ª para a 9ª semana e, mais impressionante de tudo, super se mexeram, o que foi muito emocionante de ver pela primeira vez. Escutamos também os coraçõezinhos e saí de lá muito satisfeita de ter marcado o exame, me achando zero neurótica.

Passados 18 dias, finalmente chegou o dia de fazer o exame da translucência nucal. Diz aí Baby Center:

Translucência nucal é uma medida tirada no ultrassom morfológico do primeiro trimestre, um exame de rotina. Seu principal objetivo é ajudar a detectar o risco de síndrome de Down e outras anomalias cromossômicas, além de problemas cardíacos. 

O objetivo principal da translucência nucal é medir um espaço específico na nuca do bebê, entre 11 e 14 semanas de gravidez. A partir de 14 semanas, não dá mais para fazer o exame, porque o espaço deixa de ser transparente na imagem do ultrassom.

Bebês que tenham alguma anomalia tendem a acumular mais líquido nessa região da nuca, por isso uma medida acima da média normal é considerada um possível indicador de algum problema. Durante o mesmo exame, também se verifica a presença do osso nasal. A ausência desse osso pode ser mais um indicador de anormalidade.

Ainda será cedo para detectar com certeza o sexo do bebê só pela imagem, embora ultrassonografistas experientes arrisquem dar um palpite, com precisão máxima de 80%.

Por todas as razões acima, estava muito ansiosa pela realização desse exame, que havia sido agendado com mais de um mês de antecedência em função da agenda da médica. Ela faz parte da equipe da minha obstetra e eu já a havia conhecido rapidamente no consultório. Não poderia ter ficado mais feliz com a escolha da médica para a realização desse exame. Muito atenciosa e doce, explicou tudo tim-tim por tim-tim: cada medida que ia fazendo, cada marcador identificado, cada pontinho que ia aparecendo na tela. O exame durou uma hora e meia, marido nervoso porque não acabava e, depois ele me disse, com medo que aparecesse algo negativo.

Mas não apareceu. Está tudo perfeito com nossos bebês. São três marcadores principais identificados durante a ultrassonografia (que aliás já foi feita quase toda por cima da barriga!):


  • Translucência nucal: é uma espécie de transparência na nuca cuja medida acima de um determinado número pode ser indicativo de algumas síndromes. No nosso caso, o espaço transparente estava com 1,2mm em ambos os fetos, o que é considerado adequado.
  • Osso nasal: a médica logo identificou a presença do osso nasal. A ausência deste osso é que pode levar a preocupações sobre síndromes.
  • Doppler do ducto venoso: esse foi o mais difícil de identificar, pois os bebês estavam em posições não muito favoráveis, se mexendo muito (💕). Esse ducto é um vaso super pequeninho cujo fluxo sanguíneo precisa ser medido. Mas a médica conseguiu fazer a medição e está tudo dentro dos padrões esperados.
Além disso, foi possível visualizar vários aspectos da anatomia fetal, como mãos, pés, falanges dos dedos, bexiga (já com xixi!), rins, estômago, cérebro (já todo perfeito divididinho, impressionante). Tudo me impressionou e me apaixonou, especialmente ver os bebês se mexendo. Que coisa mais encantadora que é isso. Abriram e fecharam as mãos, cruzaram as pernas, colocaram as mãozinhas no rosto, viraram de costas, de frente, de lado. Muito, muito lindo e emocionante de ver.

O feto 1 está com 6,42 cm!


O feto 2 está com 6,9 cm!
Até que a médica nos perguntou se iríamos querer saber o sexo ou seria surpresa (aparentemente mais e mais casais estão optando por não saber, o que acho bem legal, mas não tenho coragem, hihi). E aí ela deu o primeiro palpite.


E depois o segundo palpite...


Duas meninas! Duas meninas! Que alegria. Sabemos que ainda não é 100% certo, mas já estamos comemorando. Se depois outra coisa se confirmar mais pra frente, tudo bem também, porque o mais importante é que nossos bebês estão saudáveis e tudo está correndo bem. 

21 comentários:

  1. Ai que delícia em dobro!!! Duas menininhas?? Mto amor!!
    Que bom que está tudo bem com os babies (ou as as babies, pelo visto)!
    Que Deus ilumine mto vcs!!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Que emoção, duas lindas princesas. Fico tão feliz com sua gravidez, Deus é muito misericordioso. Parabéns,mamãe. Que sua gravidez continue saudável e plena, vcs merecem muitas bênçãos.
    Beijos,
    Ptt (Fiv-Amadurecimento da Alma)
    http://fivamadurecimentodaalma.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada de coração, PTT. Estive sumida, mas vou tentar me atualizar do blog das amigas. Espero que esteja bem. Beijo grande.

      Excluir
  3. Ah que lindo!!! Duas meninas!!! Benção demais!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que amor, duas princesinhas?? você vai ficar encantada com o mundo cor de rosa <3
    tbm estou mt ansiosa pela tn, espero tbm ter um palpite aiaiai
    beijoooo, fique com Deus.

    dannyalmeidaaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que coisa mais linda, duas princesinhas! Parabéns! Muito amor! =)

    www.eontemeuchorei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. São muitas emoções né... e dua menininas!!! será?! tudod de bom!!! seu mundo será super rosa!!! s2s2

    ResponderExcluir
  7. Não acredito que demorei pra ver esse post!!!!!
    Que felicidade!!! Serão melhores amigas ♥
    Sério, deve ser muito legal ter uma irmã gêmea, que sorte a delas ;)
    Ah, bem vinda a fase VIP da gravidez!
    Já tem palpite de nome?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu que demorei tanto a responder e postar de novo. Vou tentar melhorar isso. Já tenho os nomes, vou escrever sobre isso.

      Excluir
  8. Olá!
    Fiquei feliz e inspirada com sua história! Parabéns!!!
    Tenho baixa reserva ovariana e FOP diagnosticada aos 35. Demorei para digerir isso. Hoje tenho 38 e decidi congelar óvulos. Sou do nordeste, moro no Rio e vou fazer o congelamento em SP. Gostaria muito de saber em qual clínica e com qual médico(a) vc fez o procedimento.
    beijão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone, tudo bem? Respondi seu e-mail. Desejo tudo de melhor no seu processo, saiba que tem minha torcida. Beijo grande!

      Excluir
  9. Linda mamãe sumida!! nos conte como está as coisas??? como foi 1 dia das mães?

    beijos linda gestação pra ti!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Andie, estive mesmo sumida, mas vou tentar aparecer com mais frequência, estou com saudades das amigas virtuais. Tá tudo bem? Bjs!

      Excluir
  10. É mesmo maravilhoso, Neusa, obrigada! bjs

    ResponderExcluir