sábado, 10 de junho de 2017

17 semanas e a terceira consulta com a obstetra

Hoje estou com 20 semanas. Mas comecei a escrever esse post com 17, logo após a terceira consulta com a obstetra. E resolvi publicá-lo mesmo atrasado.

Abandonei o blog. Queria estar registrando tudo, mas simplesmente não estou conseguindo. Na quarta-feira completei 18 semanas de gestação. E na véspera tive a terceira consulta com a obstetra - nem consegui escrever sobre a segunda. Atualizações sobre meus sintomas, que passei também pra médica:

- O enjoo melhorou, muito, mas ainda não me abandonou por completo. Continuo tomando Vonau uma vez ao dia e, quando não tomo (fiz isso para testar), vomito. Mas não se compara a como eu me sentia no começo - doente e indisposta 24h por dia.

- Tive cãibras que me acordam à noite berrando de dor com a panturrilha travada. Acordo o marido, que faz massagem. É um sintoma bem comum, segundo a médica. Existem alguns alimentos que podem ajudar, como o damasco (além da banana, que já é mais sabido) mas não tem muito o que fazer.

- Meu apetite e minha alimentação melhoraram demais. Estou conseguindo comer alimentos saudáveis. Por recomendação da obstetra, fui a uma nutricionista, que me passou várias dicas. Engordei 3,6 quilos desde o início da gravidez e tanto a nutri quanto a GO disseram que estou com crédito.

- Conforme o enjoo foi melhorando, a azia foi piorando. Nunca fui de ter azia na vida e, vou te contar, que coisa mais desagradável. A nutri deu a dica de não tomar líquido na refeição e, há uma semana, a azia aliviou demais desde que botei isso em prática. Um ou outro alimento ainda dá queimação (tempero com alho, por exemplo), mas realmente não beber na refeição ajuda demais. O ideal é ingerir líquido meia hora antes e uma hora depois, o que tem sido ruim pra mim porque fico com medo de tomar algo e sentir azia, então acho que tô tomando menos água.

- O sono é outro mal que me aflige. Cedo já estou fechando o olho, não consigo ler duas páginas de um livro que durmo e até no cinema peguei no sono, o que nunca acontecia comigo.

Agora vamos às boas e melhores notícias:

- As gêmeas estão ótimas. Crescendo e se desenvolvendo bem. Inclusive bem grandinhas. Uma com 241g e 18cm e outra 217g e 16cm. Segundo a médica, esqueceram de avisá-las que são gêmeas, o que pode significar que terei uma barriga gigantesca nível Beyoncé.

- Está tudo bem comigo também. Pressão boa, colo comprido, nenhum fator de risco na gestação, que era algo que temia tanto. Posso continuar pegando ônibus e metrô, posso carregar sacolas (não muito pesadas, claro), subir escadas também (não 200 andares) e fazer atividade física. Comecei hidroginástica, mas estou na dúvida se mudo pro pilates agora que está meio friozinho.

3 comentários:

  1. Que maravilha, 20 semanas. Fico verdadeiramente feliz em saber que suas filhas estão crescendo lindamente. Luz e paz para vcs!
    Beijos carinhosos
    Ptt (FIV-Amadurecimento da Alma)
    http://fivamadurecimentodaalma.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Olá! Minha historia é muito parecida com a sua. Mesma idade, mesmo diagnostico, mesmo tempo de tentativas, mesmo mês de transferencia e positivo. Rs estou com quase 18 semanas agora. Me identifiquei muito com os seus relatos, o susto, a frustração... realmente é um grande desafio.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que os sintomas estão melhores... controlados pelo menos!! e como estão grandinhas!! ohhh que fofo!!

    Muito bom saber que gestação está caminhando lindamente!! :)

    qdo tiver um volte conte cada fase... mesmo que atrasada =)

    beijos e linda semana!!

    ResponderExcluir