quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Implantação dos embriões

Hoje, dia 27 de agosto de 2015, implantamos nossos três embriões no meu útero. Cinco meses depois, partimos para a nossa segunda tentativa, dessa vez com mais chances porque foram três embriões. Da primeira vez foi somente um. Segundo o médico, temos 50% de chances de conseguir.

O procedimento hoje foi bem parecido com o da primeira vez. Fiz só algumas coisas diferentes. A primeira delas foi pedir uma folga no trabalho. Em março, como o médico havia dito que eu poderia trabalhar normalmente, eu fui. Mas justamente naquele dia precisei ficar até tarde e só saí do trabalho às 22h. Não acredito que tenha sido esse o motivo para a fertilização não dar certo, mas foi estressante, fiquei cheia de culpa e preocupação. Hoje, de folga, fiquei mais tranquila, não tive que sair correndo da clínica e inventar desculpa para a chefe de que estava fazendo vistoria do carro.

Pesquisas indicam que não fazer repouso aumenta as chances de sucesso da FIV. Mas na internet há relatos dos mais diferentes, desde mulheres que repousaram por doze dias, até aquelas que viajaram no mesmo dia. Um post especialmente ficou martelando na minha cabeça: de uma mulher que na primeira FIV não repousou, mas na segunda ficou deitada por alguns dias, e engravidou. Embora lembre sempre desse caso, minha confiança na ciência é maior, então acredito que não haja correlação entre repouso pós FIV e taxa de gravidez.

A implantação não exige jejum, mas é preciso estar com a bexiga cheia. Na primeira vez, acho que deixei para beber água muito em cima da hora e foi preciso ficar esperando a minha bexiga encher. A enfermeira ficava pressionando para ver a bexiga na ultra e eu sentia dor - a punção havia sido somente três dias antes - e muita vontade de fazer xixi. Hoje, às 11h30 eu comprei uma garrafa de água e fui bebendo, 12h30 comprei um suquinho do Bem, que bebi todo. Cheguei à clínica às 13h e quando entrei, umas 14h20, a bexiga já estava cheia - devo ter bebido uns 500ml e a diferença foi ter começado mais cedo a ingestão de líquido.

Na primeira vez, logo após a implantação eu saí correndo para fazer xixi. Eu sei que uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra, mas hoje preferi esperar para esvaziar a bexiga, também porque estava aguentando. Dá o maior medão de os embriões saírem no xixi, muito embora eu saiba que fisiologicamente não é possível (quer dizer, acho que não). Então hoje eu só fui ao banheiro quase uma hora depois.

O procedimento em si é rápido e indolor. Tudo acontece na cadeira, como numa consulta ginecológica. O marido fica ao lado e o médico faz a preparação com as enfermeiras. Antes entra a embriologista e fala sobre os embriões, quantas células cada um tem, e que não temos mais nenhum congelado. Um cateter fino é inserido no útero e depois, dentro desse, um outro cateter contendo os trés embriões é usado para a implantação. Realmente não dói nada. Acompanhamos tudo pela telinha do ultrassom e vemos quando as gotinhas com os embriões chegam ao útero. É um momento de muita esperança. Torcemos tanto para que dê certo. Agora serão 12 dias de espera até o teste beta HCG. Vou controlar a ansiedade, me alimentar bem e torcer para que finalmente o nosso tão sonhado positivo chegue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário