sábado, 24 de dezembro de 2016

All I want for Christmas

Tem tempo que o Natal já não tem muita graça pra mim. Bem antes de me tornar "tentante", já não vinha ligando muito pra data. Quando a gente cresce e a família é pequena, fica-se um bom tempo sem crianças e nessa época do ano a gente vê como isso faz diferença. A parte da família com pequenos mora longe e esse ano não nos reuniremos, infelizmente. Porque para mim são as crianças que dão significado a esses momentos. São a verdadeira renovação, trazem alegria e esperança.

Há cinco anos tudo que eu queria era poder dar mais uma criança para minha família. Achei que esse ano, finalmente, poderia estar grávida e dar essa notícia. Mas, mais uma vez, não rolou. Mais uma vez terei que engolir o choro. Nessas horas, a vantagem de se ter uma família pequena é que não preciso aturar pessoas com quem não tenho intimidade perguntando "quando vão ter filho/estão demorando muito/ não vão dar um netinho para seus pais?" e outras variações sobre o mesmo tema.

Mas mesmo que a presença física dessas pessoas não exista, é um tormento constante. Meu comigo mesma. Não preciso de ninguém me perguntando porque já vivo com essas questões internamente de forma permanente.

Tudo que desejo neste Natal é estar com um bebê no colo daqui a 365 dias. E desejo para todas as tentantes que consigam enfrentar os tempos festivos com força e serenidade. Que não sofram com possíveis comentários inapropriados. Que encontrem motivos para agradecer apesar de o maior desejo ainda não ter se realizado. Porque eles existem e a gente precisa reconhecê-los: um marido amoroso, uma família presente, um trabalho recompensador, a nossa saúde e dos que amamos. Desejo que esses tempos de reflexão possam trazer sabedoria para, quem sabe, tomar uma decisão diferente: inscrever-se para adoção, aceitar a ovorecepção, optar por mais uma tentativa de FIV.  Para aceitar que às vezes é necessário desviar um pouco o rumo para chegar no local pretendido. E que se for preciso se trancar no banheiro para chorar e respirar fundo ou desabar no travesseiro na volta para casa, saibam que não estão sozinhas. Estarei pensando em todas vocês. Boas festas a todas!

6 comentários:

  1. Aqui é a Tentante Curitibana...
    Feliz Natal amiga, que o menino Jesus lhe abençoe sempre e lhe conceda esse sonho maravilhoso!

    Eu estou deprê hoje, meu marido trabalhando, eu sozinha em casa, pense...o Natal tem se tornado triste desde que estou nessa luta árdua de tentante.

    Fiz uma ressonância semana passada que acusou aderências, adenomiose e um endometrioma no ovário esquerdo...

    Estou na dúvida se faço mais uma cirurgia ou vou direto para o tratamento. Essa vida de tentante não é nada fácil, só quem passa por esses dramas mesmo para nos entender!

    Fica em paz e com Deus, amiga. beijos no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida tentante curitibana, espero que tenha serenidade para tomar a melhor decisão. Desejo um 2017 com boas notícias. Beijos

      Excluir
  2. Tenho certeza que nas próximas festas (por aqui comemoramos o Chanucá) seu bebezinho já estará por aqui (seja na barriga ou no colo). Desejo que 2017 seja O ano =)
    e vai ser, pq vocês merecem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Happy Hannukah! Também espero... bjos e um 2017 com muita saúde pra você e sua biscoitinha!

      Excluir
  3. Que 2017 seja O ano!!! Esse tempo de espera é angustiante... mas será recompensado!! Vem positivo!!! Beijos e boas festas!!

    ResponderExcluir