segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Um balanço de 2016 (e de tudo um pouco)

I SEE!!! 02

Em 2016, eu fiz 15 exames de sangue. Comparado com 2015, até que foi pouco: há dois anos, foram 26 exames de sangue. Em 2014 foram 9 e, em 2013, cinco. Hoje resolvi parar para contar: desde que passei a tentar engravidar, já fiz 55 exames de sangue. Isso para alguém que sempre teve fobia de agulha é um número assombroso. No início, eu sempre agendava a coleta em casa, onde ficava deitada no sofá com uma almofada cobrindo meu rosto, tamanho meu pânico. Depois, quando os exames passaram a ser mais frequentes, comecei a ir até o laboratório acompanhada do marido, não sem antes ter uma pequena crise de medo. Mais pra frente, passou a ser impossível ter sempre a companhia do marido e venci uma barreira que sempre julguei intransponível: fui sozinha ao laboratório. Nunca vou gostar de fazer exame de sangue - alguém gosta? - mas hoje lido muito melhor com isso. Basta respirar fundo e fechar os olhos na hora da coleta. Ainda prefiro quando marido pode me acompanhar, é claro, mas vou sozinha sem dramas - perdi a conta de quantas, dessas 55 vezes, estava sem ninguém, fui na hora do almoço e voltei ao trabalho like a big girl.

No ano passado, foram também pelo menos 17 ultrassonografias transvaginais. Fazendo um cálculo por baixo, desde 2013 já devo ter feito cerca de 70 ultras - não registrei todas dos último quatro anos. É um exame incômodo, mas que costuma ser sempre rapidinho, então para mim não é sacrificante. Prefiro mil vezes do que os exames de sangue e suas agulhas.

365 x 4 dá 1.460, o número de comprimidos de ácido fólico que já tomei nessa vida. Na verdade 1.471, considerando que já estamos no dia 10 de janeiro e que 2016 foi bissexto. Some-se a isso centenas de outros - Clomid, Primogyna, Coenzinma Q10, Vitamina D, Dostinex, Cicloprimogyna, Letrozol e alguns que nem lembro mais - e é possível que essa marca esteja se aproximando dos 2 mil comprimidos. Fiquei até assustada quando fiz essa estimativa! Se tem algo de positivo nisso é que engolir comprimido deixou de ser um martírio para mim. Meu blog é anônimo mesmo, então vamos lá confessar que, além de fobia de agulhas, eu não conseguia engolir comprimidos até pouco tempo atrás. Não sei o que era, mas simplesmente era impossível: eu mastigava, triturava, mas engolir não conseguia, me dava ânsia de vômito, eu engasgava, e não descia. Aos poucos os comprimidos menores começaram a descer e, de tanto tentar, acabei conseguindo engolir outros maiores também. Ainda sofro um pouco com aqueles muito grandes, tipo o Materna, mas é só me concentrar um pouco que vai.

Também não arquivei todas as injeções, mas, a partir de dado momento de 2016, decidi que passaria a guardá-las para registrar. Nunca esqueço da foto impactante que uma mãe postou da sua bebê cercada pelas seringas que tornaram seu nascimento possível. Essa imagem me fez ter tido vontade de guardar tudo para registrar, mas infelizmente já não o fiz. Acho que a foto concretiza um pouco o processo.

Guardei apenas 51 de todas as injeções de medicações que tomei no ano passado. Fazendo uma estimativa também bem por baixo considerando todos meus ciclos iniciados e interrompidos desde 2013, já devo ter passado da marca de 200 injeções. O que é também impressionante não apenas pela enorme quantidade, mas porque, como já falei, sempre tive fobia de agulhas, então não deixa de ser uma superação para mim. Especialmente porque logo no começo eu aprendi a me autoaplicar, mais uma coisa que jamais imaginei ser possível de acontecer. Já saí no meio de reunião correndo pra aplicar uma injeção no banheiro do trabalho. Para a menina que saía correndo era na hora que tinha que tomar vacina, isso é uma mudança e tanto.

O que fica de lição? Um clichê: somos capazes de muito mais do que imaginamos. Essa longa jornada tem sido também uma jornada de autoconhecimento e de superação. Os obstáculos têm sido muitos e eu pareço não conseguir parar de tropeçar. Mas o que vejo é que dá para levantar. E torço para que a linha de chegada esteja cada vez mais próxima.

10 comentários:

  1. Guerreira!!!
    Nossa até hoje também não consigo engolir comprimido... eu uso aquelas balinhas de alga sabe (as vezes 2 balas por comprimido)? É o que tem me salvado!
    Adorei a foto das seringas, principalmente pra mostrar pra filha quando crescer o quanto amada, planejada e desejada ela foi! Só vejo amor e fé ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Que bom encontrar alguém
      como eu! Fiquei curiosa pra saber como vc usa as balas de alga. Me conta? E a foto é mesmo uma demonstração de amor e fé! 💕

      Excluir
  2. Eu não contei, mas acho que fiz bem mais de 15 ano passado. Alguns exames eu variava o laboratório, quando o convênio não cobria, pra conseguir preços melhores, então acabava ganhando mais picadas. US eu acho que fiz menos... Sorte que não ligo de fazer exame de sangue e minhas veias são fáceis e raramente tenho que levar mais de uma picada. Mas com certeza em 2016 eu fiz mais exames do que se somar todos da minha vida inteira!!
    Mande notícias, como anda o preparo?
    Um beijão,
    www.eontemeuchorei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já aconteceu comigo também de fazer em diferentes laboratórios! Minha sorte é que minha veia também é boa, então nunca é difícil achá-la. Atualizei rapidamente hoje. Amanhã faço a ultra. Bjs!!!

      Excluir
  3. Tô sumida, eu sei. PAssando pra dizer que a vida tá louca, mas que sempre que posso, venho aqui e leio e torco e me emociono, mesmo que não comente.
    =)
    QUe 2017 seja um bom ano pra vc, que venha com superacoes mais prazerosas que agulhadas e comprimidos.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá mesmo, que bom te ver por aqui! Espero que esteja tudo bem. E torço também por superações mais prazerosas. E para q vc volte a postar! ;) bjão

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Essa foto que mencionou tb me inspirou a guardar as seringas para fazer uma com meu bebê quando nascer. Serão muitas seringas,pois após engravidar terei que tomar anticoagulante injetável até 40 dias depois do parto.
    Vc é uma guerreira e está próxima da linha de chegada. Tenha fé!
    Quando irá para SP?
    Beijos
    Ptt (Fiv-Amadurecimento da Alma)
    http://fivamadurecimentodaalma.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É emocionante a foto, né? Achei muito singela e simbólica. Estou em SP, assim que der atualizo. Bjssss

      Excluir
  6. Uau quantas agulhadas e quantas lições! o.O

    Bjs
    Esposaemamae.blogspot.com

    ResponderExcluir