terça-feira, 14 de março de 2017

A primeira consulta com a obstetra

Pregnant Woman

Chegou na última sexta-feira o dia pelo qual estava tão ansiosa: a primeira consulta com a obstetra. Marido e eu de férias, chegamos com tranquilidade e sem correria ao consultório. Esperamos cerca de 15 minutos e a médica, quando nos chamou, se desculpou pelo atraso e disse que não é de praxe. Já gostei dela! Ao longo da consulta isso foi apenas se confirmando.

Contamos nossa história nos últimos quatro anos e ela foi nos fazendo perguntas: primeiro para mim e depois para o marido. Como a clínica já havia me passado os pedidos de exame de sangue, levei todos os resultados que havia colhido no início da semana, o que agilizou bastante. Todos os meus exames estão bons e dentro do esperado para a fase atual de gravidez (sete semanas). 

A médica explicou um pouco como funciona o pré-natal para uma gestação gemelar. Nos veremos mensalmente até a 27ª semana e, a partir da 28ª, as consultas passarão a ser quinzenais. Quando é só um bebê, as consultas tornam-se quinzenais a partir da 34ª ou 36ª semana, se não me engano. Algumas dessas consultas serão apenas com a enfermeira obstetra da equipe. Como são dois bebês, precisamos acompanhar bem de perto e monitorar riscos como pré-eclâmpsia e diabetes. 

Ela também disse que meus enjoos são normais e um bom prognóstico. E me tranquilizou ao dizer que, nessa fase, minhas trocas com os bebês ainda são muito pequenas, por isso não é grave que eu esteja me alimentando só de junk food e biscoito água e sal. Mas recomendou que eu procure uma nutricionista. Disse também que é bom eu estar de férias, pois assim posso fazer repouso, o que melhora o enjôo.

Sobre parto falamos apenas muito rapidamente. Mas um dos motivos para eu ter procurado essa médica especificamente foi saber que ela é pró parto normal. Ela confirmou o que já sabíamos: que parto normal de gêmeos é um pouco mais difícil, mas está longe de ser impossível e que podemos, sim, pensar nisso. Mesmo que não seja possível na hora H, fico satisfeita de estar sendo acompanhada por uma médica que vai tentar fazer com que o parto seja normal. O esquema de trabalho dela é bem interessante: uma equipe de sete obstetras que atuam juntas e coordenam as datas de suas pacientes, o que permite que verdadeiramente possam realizar o parto normal - caso alguma das médicas tenha um imprevisto ou uma complicação em outro parto, alguém da equipe poderá substitui-la. Inclusive conheci uma outra médica da equipe no dia da consulta e gostei muito dela também. 

Fui examinada e fisicamente está tudo bem também, minha pressão está baixa. E o melhor de tudo é que ela fez uma ultra e pudemos escutar de novo os batimentos dos corações dos nossos bebês e saber que eles estão bem crescidos. Em uma semana, saltaram de 7 mm para 1,5 cm e de 6 mm para 1,1 cm. Impressionante como a evolução é rápida. <3

A próxima ultra que preciso fazer é a da translucência nucal - aquela que mede o tamanho da nuca do bebê entre 11 e 14 semanas e detecta a presença do osso nasal, ajudando a identificar possíveis síndromes. Já está marcada para o dia 11 de abril (o plano cobre, ufa!), quando estarei com 12 semanas. Mas a médica deixou um outro pedido de ultrassom para o caso de não aguentarmos esperar até lá para ver se está tudo bem com nossos babies. Vou tentar me segurar, mas é bom ter esse pedido na manga também. 

Saímos da consulta bem seguros com a escolha de nossa médica. 

13 comentários:

  1. Ai que tudo!!! Tão bom encontrar um profissional que gostamos e de primeira assim!!

    Eles cresceram muito!! que fofos!! Vou querer acompanhar tudinho!!! s2

    ResponderExcluir
  2. Olá! Primeira vez em seu blog e me emocionei com sua jornada. Parabéns pela gestação, minha querida comadre passou por 3 FIV ate que veio meus sobrinhos mais lindos (um casal).

    Tem um webinário com dicas de uma nutricionista especialista em Materno Infantil bem interessante, acesse http://nuticaomaterna.co.nf para acessar a aula, acredito que será de grande valia para essa fase "bolacha água e sal", rsrs!

    Beijo e parabéns a família!!!!

    ResponderExcluir
  3. Quanta emoção... Sempre sonhei com parto normal. E sou fã numero 1 da Fernanda Lima depois que li que ela teve parto normal de gemêos! Então, serei mais ainda sua fã em 8 meses... =)
    Curta muito a sua gestação. E que esse enjoo passa logo!
    Um beijão,
    www.eontemeuchorei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito legal sentir essa confiança toda na equipe médica!
    Torço pra q vc consiga muito ter teu sonhado parto normal gemelar, vou adorar ler o relato dele aqui! =)

    Bjs
    Esposaemamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que bacana que já encontraram uma médica afinada com as expectativas e desejos de vocês! Tudo vai dar certo!
    =)
    E que felicidade tudo caminhando dentro da normalidade.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Tenho lido todos os seus posts e na maioria das vezes entro aqui em busca de noticias de vcs 3. Comento sempre mentalmente...as vezes penso em escrever aqui ou um e-mail...não faço nenhum dos dois, mas as vibrações positivas são diarias!
    Aguardando os novos capitulos dessa maravilhosa historia!
    Como eu torci e torço por vocês!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que lindo será esse parto! Já vi alguns videos de parto normal de gêmeos e é impossível não chorar.
    Tudo de bom pra vcs!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que delícia a primeira consulta.Seus guerreirinhos estão se desenvolvendo lindamente, mamãe. Parabéns! Que momento lindo vcd estão vivendo.
    Beijos e fique com Deus!
    Ptt (Fiv-Amadurecimento da Alma)
    http://fivamadurecimentodaalma.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  9. Que gostoso!! *.*
    que bom que esses babies estão com tudo nesse forninho!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente PARABÉNS!!! segundamente: GÊMEOS?? Que delícia flor!!Deus abençoe sua gestação!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. ahhh que maravilhoso! Está com que equipe?
    Ah, adorei saber que minha azeitoninha é sua xará de aniversário =)

    ResponderExcluir
  12. Meus Parabéns, que Deus abençoe você, seu marido e os bebês, estou tentando a 1 ano e também descobri que tenho baixa reserva ovariana, pra mim foi um choque, mas só de ler sua história meu coração se encheu de esperança e alegria.

    ResponderExcluir
  13. Querida, por onde anda? Como estão esses babies?

    www.eontemeuchorei.blogspot.com

    ResponderExcluir