segunda-feira, 13 de junho de 2016

Apertem os cintos, o médico sumiu!



Eu contei que fui pra São Paulo e voltei animada com o novo médico, a promessa de um dos melhores laboratórios da América Latina, o protocolo de implantar apenas blastocisto etc. Pois então. A animação começou a se transformar em ansiedade e, pouco depois, em angústia, nervoso e desespero quando a comunicação à distância se mostrou bastante difícil. Vejam bem: estou no Rio de Janeiro e ele em São Paulo, são alguns quilômetros de distância, mas ficou parecendo que eu estava na Nova Caledônia e ele numa expedição isolada no Alasca.

O combinado na consulta era que eu avisaria à secretária quando ficasse menstruada, para dar início a uma nova medicação, o regulador de menstruação. O ciclo teve início na terça-feira, 24 de maio, menos de uma semana após nossa ida a São Paulo. Liguei avisando, a secretária perguntou se era borra ou fluxo intenso e disse que me daria retorno. Na quarta-feira esperei boa parte do dia, para não parecer aquela paciente mala, e liguei às 17h. A secretária já tinha ido embora e só voltaria na segunda-feira, pois quinta era feriado. Fui informada pela enfermeira que me atendeu que o médico estava viajando para um congresso internacional. E nisso tudo sequer tinha ideia de quando deveria começar a tomar o tal regulador de menstruação e estava morrendo de medo de perder o ciclo por conta dessa falta de retorno. Liguei pro celular do médico e deu caixa postal direto. Mandei um whatsapp já totalmente descrente, uma vez que ele nunca tinha respondido a nenhuma das minhas mensagens via whatsapp - algumas sequer visualizou. Mas eis que, quando acordo bem cedo no feriado de quinta-feira, vejo que ele respondeu. Disse que era para iniciar naquele dia (3DC) o Cicloprimogyna e que me ligaria na segunda-feira, quando já estivesse de volta a SP. Depois de dois dias de angústia, um pouco de alívio no meio do caos.

Ele ligou pra vocês na segunda-feira? Nem pra mim. Mas mandou um e-mail na terça pedindo atualizações e perguntando se eu tinha começado a tomar a coenzima e a passar o androgel. Ele escreveu às 12h59 e respondi às 14h42 do dia 31/5, perguntando até quando eu deveria tomar o Cicloprimogyna, o que ele não tinha me dito. Zero retorno. No dia seguinte enviei mais um e-mail perguntando, também sem resposta. O retorno veio só no dia 4 de junho, cinco dias depois, junto com um pedido de desculpas por estar em falta e, enfim, uma orientação sobre o remédio, cuja cartela eu deveria tomar até o final.

Neste e-mail do dia 4 ele perguntou se já gostaríamos de iniciar os preparativos pra FIV nesse ciclo e eu respondi no dia 5, domingo, que de nossa parte, sim. E aí a expedição do Alasca deve ter ficado sinistra, ursos provavelmente atacaram o acampamento dele, destruindo os fios elétricos que permitiam conexão com a internet, ele deve ter precisado fugir do abrigo e passado três dias pescando salmão para sobreviver, até que foi resgatado por esquimós simpáticos que o levaram para um iglu aquecido e com wi-fi. Foi quando ele fez contato, dia 9 de junho, quatro dias depois.

Neste mesmo dia, antes da resposta, claro, liguei pra secretária na hora do almoço e falei que estava bastante chateada, que toda essa demora no retorno me deixava muito ansiosa e angustiada, queria saber se ele demorava mesmo a retornar e qual era a melhor forma de contato - havia tentado três: telefone, whatsapp e e-mail, todas sem muito sucesso. Ela disse que o melhor jeito era mesmo por e-mail e que ele sempre respondia, no máximo demorava dois dias, e que as pacientes sempre a copiavam para que ela cobrasse. Detalhe: ela estava copiada em todos os e-mails que mandei!

Não sei se fiquei "mal acostumada", mas nenhum dos diversos médicos que já consultei eram assim tão ruins em responder. Na primeira clínica, o meu médico, dono, respondia rapidamente por e-mail e eu tinha o celular de dois médicos assistentes e quatro enfermeiras, que sempre, sempre mesmo, davam retorno. Na segunda clínica, o meu médico, também sócio, era super ágil nas respostas por whatsapp ou torpedo - às vezes ligava em horários loucos, bem tarde, mas nunca nos deixava sem retorno. Até mesmo o médico da clínica onde não fizemos FIV, somente consulta e alguns exames, me respondia rapidinho por e-mail.

Acho que sou uma pessoa sensata, não mando milhões de mensagens e não cobro respostas imediatas. Mas poxa vida, demorar quatro ou cinco dias para responder uma paciente prestes a começar um novo (e quinto) tratamento de FIV e com uma dúvida urgente - até quando tomar um remédio - me pareceu um pouco exagerado. Foram dias de ansiedade que só quem passa por esse processo pode imaginar como é. Quatro ou cinco dias pode não parecer muito, mas ficar na incerteza desestabiliza, é muito ruim.

A sorte é que a resposta do dia 9 veio longa e detalhada, também iniciada com um pedido sincero de desculpas pelo atraso. E resolvemos desculpar, lembrando de toda a confiança que ele nos transmitiu na consulta presencial em São Paulo, acreditando que agora, que vamos começar pra valer, a comunicação vai ficar melhor.

A orientação mudou um pouco e eu parei a cartela do Cicloprimogyna no sábado, 11/6, e não na terça-feira, 14, como inicialmente previsto. Nesse cenário, devo ficar menstruada até quarta-feira, quando farei exames de sangue (FSH, estradiol, progesterona), uma ultra e, se tiver tudo bem, já começarei a medicação para o estímulo. A verdade é que esse sumiço do médico foi bastante estressante, mas vou tentar fazer com que esse ciclo seja mais leve. Porque se der tudo certo eu sequer vou lembrar que isso aconteceu.

14 comentários:

  1. Pai do céu... Não se faz isso com uma tentante! Q angústia. Mas ainda bem q tudo se resolveu e ele respondeu suas mensagens. Volte logo com as novidades.
    Bju

    ResponderExcluir
  2. Eu já surtaria de uma forma absurda. Não a ponto de fazer escândalo, mas já perderia a confiança. Afinal são respostas necessárias para que se tome os remédios de forma correta e dê tudo certo na FIV.
    Tomara que ele agora seja mais ágil.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica, eu questionei e bastante se estávamos fazendo a coisa certa ao escolher esse médico de SP. Mas ele já se redimiu e agora está me respondendo rápido, ainda bem. Bjs

      Excluir
  3. Nossa imagino a angustia de ficar sem respostas =(
    Mas quem sabe foi uma "fase ruim" dele, algo pontual. Vamos dar um voto de confiança e cruzar os dedos que esse tratamento dê certo.

    Beijos e na torcida.

    ResponderExcluir
  4. Ual... eu teria surtado kkk... mas que bom que você é sensata, tinha ligado 20x no celular, mandado 50 mensagens e email e irritado a secretária hehe. Vamos cruzar dedos e imaginar que foi algo pontual.
    Como vc disse, mportante é resultado... se não prejudicou o tratamento é super perdoável.

    beijos e super na torcida para este ciclo!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha mas é isso, Andie. Não prejudicou o tratamento. Obrigada pela torcida de sempre! Bjo!

      Excluir
  5. Muito estresse para uma só tentante...isso não se faz!
    Mas vai dar tudo certo e como você disse,nem vai lembrar do acontecido!!!

    Beijos e torcendo aqui!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, imagino como vc se sentiu, é foda ficar na expectativa. Mas acho que vcs estão certos de relevar e continuar com ele, lembrar da consulta e do sentimento que tiveram quando o conheceram. Ele pediu desculpas e ao meu ver essa atitude, algo não muito comum nesse meio de tanta vaidade, é um bom sinal. Já conheci cada profissional na minha cidade...Infelizmente para alguns somos apenas clientes e não mulheres num momento delicado, repletas de medos, de expectativas e de sonhos.
    Que Deus abençoe seu tto.Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Foi importante pra eu não perder a confiança que ele reconhecesse que vacilou. Obrigada pela mensagem! Bjs

      Excluir
  7. Também já passei por isso. É uma ansiedade sem fim. Mas o que importa é que você continuou se sentindo segura com o médico e isso faz toda a diferença.
    É como você disse: esta vai ser mais uma história de dificuldades que irá corroborar com sua vitória.
    Na torcida por você!
    Beijos!

    ResponderExcluir