quarta-feira, 15 de junho de 2016

Regulador de menstruação

Time to take your pills!

Depois do post apavorado, venho relatar que ontem mandei um e-mail pro médico paulistano e ele respondeu...ontem mesmo! Nem acreditei. Tirou todas as minhas dúvidas e eu fiquei deveras aliviada. Que siga assim.

Agora estou esperando a menstruação resolver aparecer para dar início ao novo ciclo de FIV. Como já tinha contado, comecei no 3o dia do ciclo (26/5) a tomar o Cicloprimogyna, que é um remédio conhecido como regulador de menstruação. A cartela de Cicloprimogyna tem 21 comprimidos, sendo 11 brancos e 10 pardo-avermelhados (é assim que tá na bula), que contêm dois tipos de hormônios: estrogênio e progesterona, respectivamente. É principalmente uma terapia de reposição hormonal para quem está na menopausa, mas é também usado para tratar alterações do ciclo menstrual.

Tomei 17 comprimidos
Não é o meu caso. Sempre tive ciclos regulares, curtos, mas regulares, de 26 dias em média. O médico paulistano passou esse remédio porque ele permite, como o nome sugere, regular a menstruação e a carga hormonal. O estrogênio serve para ajudar os folículos a se desenvolverem e o endométrio a engrossar. Já a progesterona contribui para a implantação do embrião no útero. Vi inúmeros relatos de mulheres que conseguiram engravidar naturalmente após um ou mais ciclos usando o Cicloprimogyna. Achei poucos relatos de uso para FIV.

Importante lembrar que esse remédio não é contraceptivo. O médico disse que poderia ter me passado uma pílula anticoncepcional tradicional para esse período pré-FIV, mas que prefere a Cicloprimogyna por ser menos sintética. E só para reforçar: é um remédio que não deve nunca ser usado sem prescrição médica.

Além disso, o uso controlado permite programar o início do novo ciclo, o que no nosso caso seria fundamental, já que teremos que ir do Rio para São Paulo.

Para mim os mais importantes eram os comprimidos brancos (de estrogênio), já que não farei a implantação nesse ciclo - o planejado é que o embrião seja biopsiado e congelado, então não há motivo pra se preocupar com implantação embrionária agora. Por isso, o médico pediu que parasse o Cicloprimogyna no sábado, após 17 dias de medicação. Pelos cálculos dele, parando no sábado eu menstruaria dentro de dois ou três dias, ou seja, até terça-feira. Ele previu que eu ficaria menstruada na segunda, 13, e já iniciaria a programação para a FIV na terça, 14, que era ontem.

Mas hoje é quarta-feira, dia 15, já tem quatro dias que parei o remédio e ainda não fiquei menstruada. Então está rolando aquela palavra que não sai jamais do vocabulário de uma tentante: ansiedade. E um pouquinho de preocupação. A bula diz que "alguns dias após a ingestão da última drágea, geralmente ocorre sangramento semelhante à menstruação". Não especifica quantos dias, então acredito que até amanhã deva ficar menstruada. Se amanhã não vier, falarei com o médico pra perguntar se isso é normal.

14 comentários:

  1. Nossa fale mesmo com o médico. Vai que você inicia mesmo sem menstruar que nem eu fiz na minha fiv =/

    Bjs e boa sorte

    ResponderExcluir
  2. Eu já tomei por 2 ciclos.
    O primeiro foi depois de 8 meses sem menstruar veio direitinho...já no segundo lá se foram 14 dias até a menstruação vir, mas nossos casos são diferentes...pra mim já foi indicada devido a irregularidade e mesmo assim a médica optou por não seguir com a cicliprimogyna.
    Se não vier consulte o seu medico!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa, né? Li tantos relatos de que funcionava perfeitamente, mas pra mim não rolou. Bjs

      Excluir
  3. Poxa e esses remédios costumam ser tão precisos ne. Mas ve mesmo com o médico se já não pode iniciar.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Vou consultar o meu médico para ver se posso tomar.Minha M sempre foi reguladinha,mais foi só eu começar a tentar que anda tudo meio estranho por aqui,rsrs Que bom q o médico tirou suas dúvidas,é tão bom nos sentirmos aliviada né?

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. caramba... até com regulador acontece de atrasar? mas é muita sacanagem com uma tentante!

    ResponderExcluir
  6. já li bastante coisa boa sobre remédio...
    vou até perguntar pra minha GO caso não dê certo no próximo ciclo com Clomid!
    Quando eu tomei progesterona, Miss Red demorou 4 dias pra aparecer após o último comprimido, mas li que pode levar até 15 dias!
    Deu tudo certo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunta sim! Deu tudo mais ou menos certo, vou escrever atualizando agora. bjs!

      Excluir
  7. Oi tomei a pílula do dia seguinte e minha mestruacao ainda não veio,isso é normal???

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir