sábado, 25 de junho de 2016

Ciclo interrompido

Depois do início na terça-feira, segui com a medicação na quarta, quinta e sexta. O acertado é que tomaria esses quatro dias e faria uma ultra hoje, sábado, para ver como prosseguir. O exame estava marcado para as 9h30, mas atrasou quase uma hora.

A médica começou vendo que o endométrio estava pequeno ainda, o que é normal para essa etapa, mas começando a ficar trilaminar. No ovário direito, ela viu três folículos, sendo dois muito pequenos, de menos de 3mm e um de 4mm.

Ovário esquerdo acima e direito abaixo
Quando ela passou para o ovário esquerdo, eu logo vi na tela uma bolona preta gigante e pensei "putz, parece um folículo que cresceu demais". E ela confirmou: ovário esquerdo com seis formações foliculares de 16mm, 8mm, 6mm, 4mm e 3mm (2). Fiquei feliz com o resultado de nove folículos, mas bastante preocupada com o maior de todos.  A diferença de tamanho estava muito grande.

Passei o resultado pra clínica de SP e uma hora depois recebi uma ligação de uma médica de lá, a pedido do meu médico, dizendo que o resultado do exame hoje não foi satisfatório e que eles não achavam que deveríamos prosseguir com a estimulação nesse ciclo. Porque o folículo maior provavelmente ia atingir o tamanho ideal muito antes dos demais e, assim, quando fosse a hora da punção acabaríamos tendo só esse para trabalhar, já que os outros não acompanhariam o crescimento deste.

Faz sentido. E eu já sabia que deveria ser essa a recomendação assim que a médica da ultra falou da discrepância dos tamanhos. Fiquei bastante frustrada, claro, mas menos triste do que achei que ficaria. Estou com uma expectativa de que, para o próximo ciclo, o médico faça alguma sugestão de alteração que possa evitar o crescimento discrepante dos folículos. Poxa, se eu conseguir ter nove folículos no próximo de novo vai ser muito bom.

Não é a primeira vez que tenho um ciclo interrompido. Na primeira clínica, depois de sete dias de medicação, somente um folículo cresceu e o médico preferiu não seguir. Depois, iniciei a preparação com promogyna, mas ovulei naturalmente e também interrompi. E na última clínica tive que adiar o início por conta de um cisto que apareceu.

Tudo isso para dizer que é preciso muita resiliência, habilidade que venho aprendendo na marra. E paciência também: se o médico decidir recomeçar no próximo, é provável que eu precise esperar a próxima menstruação, prevista só pro dia 17 de julho, daqui a longínquos 22 dias. Pode parecer pouco, mas é uma infinidade de tempo, até mesmo pra quem já espera há 1.272 dias.

16 comentários:

  1. Sinto muito pela interrupção, sei exatamente o que está sentindo. O próximo ciclo de induções será um sucesso, com a graça de Deus!Ótima quantidade de folículos, bom demais. Seu médico falou por que um folículo pode disparar na frente desse jeito? Beijos carinhosos.😘
    Ptt (Fiv-Amadurecimento da Alma)
    http://fivamadurecimentodaalma.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele disse que pode acontecer, pois cada folículo responde de uma forma ao hormônio...

      Excluir
  2. Sinto muito que tenha havido essa interrupção. Sei que os dias são muitos e que a espera não é fácil.
    Um abraço pra vc e continuo na torcida aqui!

    ResponderExcluir
  3. Minha nossa 😞 Sinto muito. Deus deve ter planos grandiosos para fazer a gente passar por tudo isso.

    ResponderExcluir
  4. Aahhh! Poxa vida que folículo apressado essa aí grandão. Mas que bom resultado hein 9 é um bom número!!! Com fé mês que vem será possível a punção. To torcendo mto por vc!
    Bju

    ResponderExcluir
  5. Eita... tem isso também? Bom... pelo menos os folículos estão se desenvolvendo... quem sabe na próxima já dê certo, né?
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  6. Nao sabia destas intercorrencias...tô percebendo que é algo bem mais complexo do que eu imaginava
    Que dê tudo certo no proximo ciclo
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Não entendo muito... Mas, com este folículo, você não pode tentar naturalmente? Você tem tudo para engravidar naturalmente tem folículos, endométrio bom...Tente, quem sabe não vem um milagre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até poderia, mas, geralmente, os folículos muito grandes não evoluem de forma correta e, muitas vezes, não apresentam óvulos ou não apresentam óvulos bons. Por isso as chances são pequenas...

      Excluir
  8. Ah, meninas, é tanta coisa envolvida na FIV. Funciona mais ou menos assim:

    a) Começa a tomar os medicamentos para indução: torcer para que os folículos cresçam e estejam num número bom;
    b) Antes da punção: torcer para que todos estejam mais ou menos no mesmo tamanho;
    c) No momento da punção, torcer para que os folículos sejam óvulos - com uma colega aconteceu de fazer a punção e os folículos estarem vazios;
    d) Depois da punção, torcer para que o óvulo e espermatozóide fecundem;
    e) Depois, torcer para que eles se desenvolvam bem (tornem-se bons embriões) até o momento da transferência;
    f) Depois, na transferência, torcer para que esteja tudo certo com o endométrio;
    g) Depois da transferência, torcer para que se desenvolvam no utero - uma conhecida teve 7 embriões, antes de transferir resolveu fazer o PDG e o resultado foi que os embrioes não eram compatíveis com vida, vá entender!??

    Pois é, amigas, eu também estou nesta saga, tentando desde 2014, baixa reserva, ainda não fiz FIV, mas pela minha descrição acima, vocês já podem imaginar a quantas anda minha cabeça, né?
    Desejo de coração, que todas nós consigamos ser mães!!!!

    ResponderExcluir