quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Relato da punção

Então lá fui eu para a quinta punção da minha vida. Cheguei na clínica ontem às 7h30 e fui chamada muito rapidamente - a coleta estava agendada para 8h. Me deram os papéis para assinar autorizando a biópsia (PDG -Diagnóstico Genético Pré-Implantacional), para caso o médico decida que é melhor fazer, e fui levada pro quarto. Tirei todos os brincos e anéis, coloquei a camisola, toquinha na cabeça e os propés, a enfermeira mediu minha temperatura e minha pressão.

Os procedimentos foram todos bem parecidos aos das clínicas do Rio. Entrei no centro cirúrgico, deitei na cama (?) e estiquei os braços em cruz - num braço a enfermeira já fez o acesso venoso e no outro foi tirada minha pressão de novo. Depois elas colocaram eletrodos no meu peito - nas coletas anteriores não teve isso. O médico chegou logo e fez um ultrassom rapidamente, conferiu que o folículo grande estava lá intacto e então o anestesista apareceu avisando que eu começaria a sentir uma tontura. Depois só lembro de ser acordada pelas enfermeiras chamando meu nome e me colocando na maca. Foi bem rápido, durou cerca de 25 minutos.

De volta ao quarto, pedi água, mas elas disseram que precisava esperar uns 15 minutos para ver se eu me recuperaria bem. Passado esse tempo, chegou o lanchinho de praxe: torrada, club social, geleia e manteiga e uma caixinha de água de coco. O médico entrou no quarto nesse momento e contou que foram coletados dois folículos que pareciam estar "expandidos", o que é uma característica de folículos que contêm óvulos. Mas que ainda precisariam confirmar.

Logo depois de lanchar fui liberada, não sem antes passar no setor financeiro - taí uma parte bem chata dos tratamentos a que não me acostumo: a pessoa, ainda grogue da anestesia, tem que ir lá fazer o pagamento. Por um lado entendo que não deva ser feito antes, pois pode haver algum imprevisto e a coleta não ser realizada, mas, por outro, penso que deveria haver outra forma.

Mas enfim, tudo acertado, voltei pro hotel, onde cheguei por volta das 11h e dormi até umas 14h. Acordei MUITO enjoada, uma sensação terrível de náusea. Como a equipe médica recomendou que eu tivesse uma dieta leve na hora do almoço, pedi uma sopa. Estava com muita fome, mas enquanto comia o enjôo foi piorando. Parei de comer e dormi mais um pouco, mas o enjôo estava muito forte e acabei vomitando muito. Foi bem ruim e fiquei com uma sensação desagradável o dia todo.

Por volta das 15h recebi uma ligação da enfermagem da clínica perguntando se eu estava passando bem - uma ótima prática, inexistente nas clínicas pelas quais passei no Rio - e ela disse que eu poderia tomar um dramin ou outro remédio pro enjôo, que era uma reação normal à anestesia.

À noite melhorei um pouco e consegui jantar - estava com muita fome pois tinha comido só duas torradinhas de manhã - mas ainda me sentindo um pouco desconfortável.

Das cinco punções que fiz, essa foi a única em que tive uma reação desse tipo. Das outras quatro vezes fiquei com muito sono e grogue o dia quase todo, mas nunca tive enjôo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário