segunda-feira, 18 de abril de 2016

D3 após a transferência do embrião e mutação do gene MTHFR A1298C heterozigoto

Nunca sei direito como fazer essas contagens. A transferência foi no sábado: devo considerar sábado o D1 ou D0? Como nunca ouvi falar muito em D0, vou assumir que sábado foi o D1 e, assim sendo, hoje é o D3 pós transferência.

Provavelmente estou ficando louca, mas como desde sábado presto atenção em cada mínima coisa que acontece com meu corpo, já acho que podem ser sintomas. De vez em quando sinto umas pontadas na barriga, hoje senti uma coisa bem estranha, como se fosse um calor interno na área do útero, estou bastante cansada (o que provavelmente tem mais a ver com o fato de que dormi pouco) e estou com a barriga bem dura.

Isso eu atribuo à medicação que estou tomando desde sábado. Em janeiro, o médico novo descobriu que eu tenho a mutação do gene MTHFR - A1298C heterozigoto. Ainda não consigo entender muito bem as causas e consequências disso, mas entendi que o meu tipo de mutação é o que pode causar menos impacto a uma possível gravidez. Mas, ainda assim, pode haver impactos, tais como: aborto e pré-eclâmpsia. Há dois outros tipos de mutação da MTHFR que colocam a mulher e o bebê mais em risco: há aumento de incidência de Síndrome de Down.

Não há um consenso na literatura médica sobre como proceder quando mulheres com a mutação do gene MTHFR - A1298C heterozigoto fazem tratamentos de fertilidade. Mas há autores que consideram que qualquer mutação no gene MTHFR torna a mulher portadora de trombofilia e, portanto, candidata ao uso de anticoagulantes durante a gravidez.

Tudo isso para dizer que eu estou tomando anticoagulantes - como eu já fiz duas implantações embrionárias sem sucesso, o médico acha que não custa se cercar por esse lado também e fazer o uso da medicação preventivamente. Eu não poderia concordar mais - na clínica anterior, durante os três processos de FIV, não me pediram esse exame e nem levantaram essa hipótese. Então, se posso fazer algo diferente, que talvez previna um aborto precoce e contribua para a implantação do embrião, eu tô dentro!

Eu, que achava que estavam encerradas as sessões de injeções, continuo tomando uma injeção por noite mais um comprimido. Seguirei assim por 14 dias até fazer o Beta e, se tudo der certo, continuarei tomando, feliz da vida, as injeções nas 14 primeiras semanas de gravidez.

8 comentários:

  1. Na dúvida, melhor mesmo se cercar por todos lados.
    Na torcida! ;)

    Obs. aqui o médico disse que o dia da transferência era D0 kkkkkk

    mom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é?? Eu sempre fiquei confusa com esses Ds!!!! Mas nao importa o D, importa é que o embriao esteja se desenvolvendo. Assim espero!!

      Excluir
  2. Acompanhando tudo e torcendo muito!

    ResponderExcluir
  3. Melhor prevenir mesmo!
    Agora falta pouco =)
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Estou torcendo por vc!
    Precisando conversar estou aqui.
    Beijo.

    ResponderExcluir