sexta-feira, 15 de abril de 2016

Punção e fertilização

Não consegui escrever ontem porque só tive sono o dia inteiro. A punção estava marcada para as 10h de quinta-feira e chegamos lá às 9h, como pedido pela clínica. Lá pelas 9h30 fomos chamados para dar início à preparação: terminar de assinar a papelada que faltava, colocar camisola, touca, protetor de pé e ficar aguardando na enfermaria. A enfermeira trouxe um controle remoto para a TV - "para distrair", ela disse - mas eu só queria entrar logo no centro cirúrgico.

Como de praxe o anestesista veio fazer as perguntas de sempre (peso, altura, alergia a remédios etc). Ele chegou dizendo que veio explicar como seria, porque os casais sempre ficam nervosos, mas quando falei que era a nossa quarta punção, ele até parou de falar.

Finalmente entrei sozinha no centro cirúrgico. O anestesista ficou puxando papo, falando amenidades, naquela tentativa de me acalmar e, como aconteceu também nas outras vezes, apaguei quando ouvi ele falando "daqui a pouco você vai sentir sono". Acordei com as vozes falando que tinha acabado e fui levada de maca pra enfermaria. Foi servido aquele lanchinho básico (suco de caixinha, biscoito maria, biscoito cream cracker, geleia, polenguinho) e eu comi tudo - antes de começar eu estava com muita fome - e bebi quatro copos de água - sempre fico com muita sede.

Enquanto eu fazia a punção, o marido foi fazer a coleta. Quando eu ainda estava muito sonada, o médico que fez o procedimento avisou que havia aspirado três folículos, mas que somente um tinha óvulo. Se três já era pouco, imagina um óvulo só. Fiquei triste, mas, quando já estava quase indo embora da clínica, a embriologista falou comigo que esse óvulo estava maduro!!! Fiquei mais feliz, mas comemorando uma notícia de cada vez. Porque ainda precisávamos aguardar que esse óvulo fosse fertilizado.

Hoje cedo mandei um whatsapp pro médico pedindo notícias sobre a fertilização e, por volta das 11h, a embriologista me ligou para dar a boa nova do dia: o óvulo foi fertilizado direitinho e temos um embrião! É só um, mas está tudo bem com ele, é o nosso embriãozinho, que será implantado amanhã.

"Está tudo certo para a implantação amanhã", ela me disse ao telefone. Como foi bom ouvir isso. Estava muito apreensiva. Agora, mais do que nunca, estou apegada ao clichê mais verdadeiro que existe, de que basta um para dar certo. Porque eu estava com muito, muito medo de não ter nenhum, de o meu ovário já não estar mais funcionando. Mas ele ainda está, devargazinho, mas está.

Agora é torcer para que dê tudo certo amanhã na implantação. Um dia de cada vez. Tentando controlar a ansiedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário