sábado, 16 de abril de 2016

Transferência do nosso embrião

Acordei umas 7h30 e, como recomendando pelo médico fiz xixi. Depois tomei café e não fui mais ao banheiro - às 9h saímos para a clínica, pois a transferência estava marcada para as 10h30. Já cheguei lá apertada para ir ao banheiro, mas aida esperei por quase duas horas até ter início a transferência. E ainda continuei bebendo água porque não dá pra ter certeza que a bexiga estará cheia - na 1a transferência tive que ficar esperando que enchesse, o que não foi muito agradável.

Quando enfim entrei na sala (o mesmo centro cirúrgico onde fiz a punção na quinta) a bexiga já estava bem cheia - isso é necessário para guiar a ultrassonografia e deixar o útero bem visível para a implantação.

O nosso médico quebrou o dedo e não pôde fazer a transferência, mas ele ficou fazendo o ultrassom e guiando a médica e o biomédico/embriologista. Toda a equipe bem simpática e alto astral, diga-se de passagem, diferente da clínica anterior, onde todo mundo era mais sério.

O embriologista veio falar conosco sobre o embrião: ele evoluiu, mas estava apenas com duas células e com 30% de fragmentação. Um embrião de qualidade C. Diante das nossas caras frustradas, ele tratou de explicar que isso não quer dizer que não possa dar certo e contou de alguns casos parecidos para nos confortar. Não é o melhor cenário, claro, mas é o que temos, então vamos confiar o nosso embrião filho único nota C.

Então teve início a transferência, feita da mesma forma que as anteriores. Dói um pouco quando está sendo feito o preparo e especialmente quando o aparelho de ultrassom é pressionado na barriga. Mas é tudo suportável. Primeiro é inserido um cateter e, depois, um cateter mais fino que contém o embrião. O embriologista fez a transferência, vimos o pontinho de luz sendo depositado no útero, mas ele precisa voltar para o laboratório para checar se o embrião saiu do cateter e... não tinha saído! Foi necessário colocá-lo novamente em meio de cultura e passar uma segunda vez o cateter. Aí sim ele ficou! Isso foi novidade pra gente, mas espero que dê sorte!

Assim que acabou, o embriologista continuou conversando com a gente e eu fiquei 15 minutos deitada na cadeira do procedimento - na clínica anterior eu levantava logo depois que acabava. Fui direto fazer xixi, morrendo de medo porque, por mais que eu saiba que não é possível, eu tenho medo de o embrião sair no xixi. Tenho, pronto, falei.

Ainda fiquei deitada por mais uns 20 minutos esperando a liberação com a recomendação de hoje ficar quietinha em casa e, a partir de amanhã, vida normal pegando leve - academia está vetada, por exemplo. Mas tudo bem. Estou com meu vaga-lume implantado, meu único pontinho de luz, torcendo demais para que dessa vez dê certo, me apegando aos percentuais positvos, que não são altos, mas existem.

6 comentários:

  1. Agora chega a parte mais difícil né O.O
    Estamos aqui na torcida que dessa vez, será a certeira. Deus no comando sempre.

    mom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É beeem difícil essa parte... tomara mesmo que seja a última vez que passe por isso. Obrigada! bjs

      Excluir
  2. Vamos na torcida! Só energia positiva!!!!
    bjss

    ResponderExcluir