quarta-feira, 14 de setembro de 2016

A ultra de terça-feira e a saga por uma caneta

Injection illustration

Ontem a ultra estava marcada para 9h. Fui sozinha, pois marido tinha uma reunião importante no trabalho e não podia se atrasar. Já eu fiquei trabalhando até mais tarde na segunda à noite pra poder fazer o exame com calma e chegar um pouco depois do meu horário.

Vamos ao laudo do médico ultrassonografista (que é um senhorzinho fofinho):

  • Ovário esquerdo com três formações foliculares de 14mm, 12mm e 8mm;
  • Ovário direito com duas formações foliculares menores que 3mm;
  • Endométrio trilinear medindo 3,8mm;
  • Importante update: escreveram errado no laudo de sábado e o mioma que mencionei no último post não tem 8 centímetros, mas 8 milímetros, o que explica muito o fato de que ninguém deu a menor bola pra ele. Um mioma de 8mm é considerado pequeno e não atrapalha em nada.
Saí da clínica e liguei direto pro médico paulistano, que falou "eles estão crescendo bem, vamos tirar!". A sugestão dele lá atrás havia sido seguir com a punção desde que eu tivesse pelo menos dois folículos crescendo de maneira sincronizada. E, eu sei, três folículos para uma mulher da minha idade é pouco, pouquíssimo. Mas, comparando com meus últimos ciclos, três folículos é tipo Livro dos Recordes Guiness. 

E então ele me passou o protocolo: suspender o comprimido de indução e começar, à noite, com a medicação injetável: Puregon para induzir a ovulação e Orgalutran para evitar a ovulação precoce. Questionei sobre o Elonva, o tal do medicamento cuja injeção única vale para sete dias de indução, e ele explicou que não valia a pena usar. Isso porque meus folículos já estão com um tamanho razoável e não requerem sete dias de medicação para crescerem - se usasse esse remédio correria até o risco de perder os folículos por crescimento excessivo.

Ele receitou apenas dois dias de medicação injetável (terça e quarta) e pediu que eu repita a ultra amanhã (quinta). Fiquei bastante satisfeita por esse protocolo ultra curto - das minhas 4 FIVs, 3 foram mini, mas em nenhuma deles usei tão pouca medicação injetável para estímulo em tão poucos dias. Me parece que faz sentido isso pra mim. Já está mais do que provado que não adianta estimular por muitos dias, nem com dosagem muito alta: eu sempre terei poucos folículos. Então o melhor é trabalhar para que esses poucos sejam bem usados e tenham qualidade.

Isso foi às 9h. Depois fui pro trabalho, agendei a ultra de quinta-feira, avisei a enfermagem da clínica de SP que o médico havia me passado a conduta pelo telefone e solicitei a receita dos remédios pra comprar na farmácia. Só fui receber esse email às 16h, horário em que estava dirigindo indo pra acupuntura. Esse tipo de medicação só vende em uma farmácia do RJ - uma rede que tem em tudo quanto é canto, mas que só comercializa as chamadas "especialidades" em três unidades. 

Geralmente eu ligo e peço ou pra entregarem em casa (quando há tempo hábil) ou para deixarem reservado em uma dessas unidades pra eu passar e buscar. Liguei e disseram que me dariam retorno. Cheguei na acupuntura, recebi agulhas (e rolaram até pedras dessa vez #inovacao) e fiz uma coisa que abomino: fiquei com o telefone do meu lado, porque geralmente ligam de volta super rápido. Mas não ligavam. Então eu liguei, com agulhas espetadas na mão e tudo, e chamei pela atendente. Disseram que ela estava finalizando uma venda e me ligaria em seguida. Ela ligou pra vocês? Nem pra mim.

Nisso marido estava saindo do trabalho e precisava decidir o que fazer. Pedi que ele fosse direto na farmácia e tentasse comprar o remédio, mesmo sem ter reservado - minha preocupação é que tivesse em falta a medicação. Então ele foi e lá tinha tudo. Ou quase tudo. Não havia farmacêutico na unidade e as atendentes não sabiam informar como era feita a aplicação do Puregon - medicamento que nunca usamos. Eu comecei a ficar desesperada nervosa, pesquisei na internet e vi que o Puregon vinha com uma caneta aplicadora. Então falei pro marido voltar pra casa para não atrasar muito mais a aplicação.

Prazer, carpules
Quando ele chega, descobrimos que não tinha caneta na caixa, apenas a ampola - que descobri se chamar carpule - e as agulhas. Liguei de novo pra farmácia e a atendente me diz que a caneta deveria ter vindo junto com o remédio, que erraram ao fazer a venda dessa forma. Então ela consultou o estoque e disse que a unidade mais perto da nossa casa - que àquela hora tinha acabado de fechar - não tinha a caneta, que talvez por isso eles tenham se confundindo. Peço então pra que ela consulte a outra unidade, a segunda mais perto da gente. "Senhora, não estou conseguindo contato com esta unidade, mas a terceira unidade tem a caneta e a senhora pode ir lá buscar". A 21 quilômetros de distância. Mas ok, era a nossa única solução.

Enquanto eu falava com a farmácia, marido ligou pro telefone de emergência da clínica de SP. Eu estava desesperada com medo de atrasar a hora da medicação, mas a enfermeira nos tranquilizou. Pediu pra aplicarmos logo o Orgalutran e disse que não haveria problema aplicar o Puregon depois.

Um pouco menos desesperada nervosa, depois da injeção do Orgalutran feita pelo marido em mim, pegamos o carro. Antes de ir pra farmácia mais longe, resolvemos tentar na que ficava mais perto, apesar de a atendente ter deixado a caneta reservada na mais longe mesmo. Primeiro estacionamos na farmácia errada na mesma rua - que não era a de especialidades. Mas um rapaz muito solícito nos ajudou e consultou o farmacêutico da outra pelo rádio, confirmando que, sim, tinha uma Puregon Pen disponível. E lá fomos nós buscá-la. O farmacêutico da unidade de especialidades questionou se não tinham perguntado se era a primeira vez usando o medicamento. Até perguntaram e dissemos que sim, mas mesmo assim não souberam nos orientar direito. 

Minha caneta, enfim!
Ainda tive que pagar R$ 0,10 pela caneta - que é de graça quando se compra o Puregon, que não é nada barato - porque não podiam liberar o produto sem gerar nota fiscal, hehe. Mas acho que teria pago até R$ 1 milhão por essa caneta!

Finalmente, às 21h45 de ontem, encerrando a saga que começou às 17h, conseguimos aplicar a injeção com a caneta - que aliás é uma mão na roda, facilita demais a aplicação. Quisera eu que as milhares de medicações que já tomei pudessem todas ter sido com caneta (algumas até foram, mas a minoria).

Agora, depois desse post gigantesco, é fazer a medicação hoje, repetir a ultra amanhã e falar com o médico. Dependendo, se tudo tiver continuando a evoluir como está, farei a punção neste fim de semana em SP. Assim mesmo, mega rápido. Acho que esse era o lead do post, na verdade. Mas quero ir com calma, um dia de cada vez, esperando pra ver se amanhã isso vai se confirmar mesmo.

13 comentários:

  1. Que medicação oral você estava tomando? E que lindo, 3 folículos crescendo bonitinho!! Vai dar tudo certo, os 3 irão fecundar! =)
    Sério que você não consegue se auto aplicar? Eu estou sozinha em casa, não tenho o marido nem pra compartilhar a aflição. No meu caso, são 2 pozinhos diluídos em 1 ampola de água, então é um trabalhao. Aspira agua, injeta na ampola do remedio, dilui direitinho, aspira de novo, injeta isso no conteúdo de outra ampola de remedio, dilui direitinho, aspira, troca agulha, limpa com algodão e alcool e daí siiimmm aplico a injeção em mim!! Eu canso só de pensar!
    Sorte que é por pouco tempo, meu protocolo tbém será curto, provavelmente uns 8 dias. OU seja, estou na metade!
    Um beijão,
    www.eontemeuchorei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Era o serophene. Mas foram somente 5 comprimidos. Eu sei me autoaplicar sim, já o fiz diversas vezes em todos os muitos ciclos, mas prefiro que meu marido aplique a injeção. Quando não dá eu faço sem problemas. Mas a questão não era essa. O remédio em questão TEM que vir com uma caneta aplicadora sem a qual é impossivel eu, meu marido ou qq outra pessoa aplicar a injecao. E a farmácia vendeu pra gente sem essa caneta! Mas no fim deu tudo certo. Esse será meu protocolo mais curto de toda a vida, espero muito que funcione! Conheço bem os pózinhos, vidrinhos, diluentes e etc. É cansativo mesmo, mas depois a gente pega o jeito. É por uma boa causa! Beijos na torcida

      Excluir
    2. Eu entendi a saga da canetinha sim, só perguntei porque vc disse que seu marido que aplicou! =)
      Meu protocolo acho que será mais longo do que eu esperava (e o médico tbém...). Os folículos não estão respondendo mto bem, ainda estão bem pequenos. Prolongou o pergoveris pra 7 dias, ao invés de 5 como inicialmente previsto... Vamos lá, torcer pra dar certo! Um beijo!!

      Excluir
    3. Ah tá :) Eu gosto que ele aplique, assim ele participa mais também. Mas é muito comum mulheres que não conseguem se aplicar. Inclusive já li um estudo que diz que as injeções são um dos principais motivadores pra muitas mulheres abandonarem seus tratamentos... curioso, né? Meu protocolo também será um pouco mais longo, mas por enquanto mais dois dias apenas, num total de 4 com medicação injetável. Vamos ver no sábado... quando vc faz a próxima ultra? Bjs!

      Excluir
  2. Boa sorte!
    E que saga....eu estaria chorando...muito!
    Que bom que deu certo...torcendo muito por boas noticias hoje!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por incrível que pareça eu não chorei, acho que já estou acostumada a sempre ter algum obstáculo... bjs!

      Excluir
  3. Nossa... fiquei até sem fôlego só lendo a correria atrás dessa caneta. Ainda bem que vcs conseguiram! Que dê tudo certo na ultra de hoje! Beijos...

    ResponderExcluir
  4. ahh que linda notícia!!!! Volta hoje pra contar da ultra =)
    olha, eu imagino o pânico que vc passou atrás dessa caneta! Agora fiquei encucada, que farmácia é essa?
    No meu último ciclo de indução cheguei a ligar pra algumas (muitas) farmácias atrás do Ovidrel, apenas uma na Barra tinha (se não me engano, na Olegário Maciel). É a mesma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrevi rapidinho contando da ultra hoje. A única farmácia do RJ que vende medicação para indução de ovulução, bloqueio etc é a Venancio. Mas somente as unidades Centro, Ipanema e Barra é que têm as chamadas "especialidades". A Venancio da Barra é sim na Olegário Maciel. Aliás sempre fui bem atendida lá, essa foi uma exceção e eu já escrevi pra eles registrando minha reclamação - não sei se vão me retornar.

      Excluir
  5. Fui lendo com a respiração presa kkkk
    Torcendo pra continuar dando tudo certo
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Fui lendo com a respiração presa kkkk
    Torcendo pra continuar dando tudo certo
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi tenso mesmo, Nise. Também estou torcendo pra que continue dessa forma. Obrigada! bjs

      Excluir