quarta-feira, 25 de maio de 2016

A coenzima Q10

Cell

Comentei no post sobre a consulta em São Paulo que o médico passou alguns remédios para eu começar a tomar, um deles a Coenzima Q10. Já tinha ouvido falar dessa medicação, mas, como nenhum dos quatro especialistas em reprodução e nem a ginecologista recomendaram, nunca havia usado.

E aí o médico paulistano pediu que eu usasse e explicou para que serve. A coenzima Q10 (ubiquinona) nada mais é do que um antioxidante que contribui para evitar o envelhecimento celular. Mas por que é recomendado para mulheres com falência ovariana precoce? Justamente para tentar retardar o envelhecimento do ovário.

A explicação técnica é um pouco complexa, me fez até voltar no tempo (longínquo) das aulas de ciências. A coenzima Q10 está presente em todos os tecidos do corpo humano. Essa substância é essencial para que a célula produza ATP, considerada a unidade básica de energia necessária para o corpo manter as funções vitais.

A concentração maior de coenzima Q10 se dá nas mitocôndrias, que ficam fora do núcleo da célula (olha aí a aula de ciências). Quanto mais idade tiver a mulher, menos mitocôndrias e menor produção de ATP ela terá. O mesmo vale para mulheres com falência ovariana precoce, como eu.

O que a suplementação da coenzima Q10 faz é aumentar a quantidade dessa substância nas mitocôndrias, provocando uma "explosão de energia", nas palavras do médico. Essa explosão de energia, traduzida pela produção maior de ATP, ajuda os óvulos a se tornarem maduros com mais qualidade, o que forma embriões melhores e com mais chances de serem implantados. Várias pesquisas já foram publicadas atestando essa eficácia.

A substância é encontrada em alimentos como sardinha, cavalinha, óleo de soja, nozes, fígado de boi e amendoins. Alimentos que, aliás, quase não consumo. Mas ao menos os peixes e as nozes e amendoins vou tentar incluir na dieta.

Li um relato de uma mulher que passou a usar a CoQ10 após três abortos e cinco falhas de implantação em FIVs, com diagnóstico de trombofilia. Nas FIVs sem CoQ10 mantinha uma média de 9-11 folículos. Depois de começar a tomar a CoQ10 teve 22 folículos no D3 do ciclo e 30 folículos no dia da coleta: 22 maduros, 11 fertilizados e quatro blastocistos. Tipo elixir da vida mesmo, como alguns sites exageradamente classificam a CoQ10!

O médico paulistano deixou bem claro que não existe nenhuma garantia de sucesso, mas que há, na literatura, relatos da eficácia da suplementação da CoQ10. O que eu me pergunto (sempre!) é por que diabos nenhum outro médico me passou essa medicação antes? Foi em fevereiro de 2015 que descobri o anti-mulleriano baixo e recebi o diagnóstico de FOP/baixa reserva e, desde então, já fiz quatro FIVs....

Enfim, vou tentar me apegar ao clichê de que "as coisas acontecem na hora que têm que acontecer" e tentar parar de questionar o passado e focar no futuro, mantendo as esperanças de que a CoQ10, mesmo não sendo milagrosa, ajude um pouquinho a energizar nosso futuro blastocisto.

Fonte para a aula de ciências

15 comentários:

  1. Cara, amendoim ainda tem vitamina E, que, dizem, é uma das vitaminas que ajudam na produção de espermatozoides. Se você e seu marido gostarem, dá para fazer o festival do amendoim toda a semana, porque ele também se beneficia da vitamina E.
    ;)
    Desculpa, mas vou te mandar outro e-mail.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar dessa medicação.Mais mantenha a calma que dará certo sim!Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Que boa notícia!!!! Já trouxe esperança =)
    Agora é focar na dieta + suplementação!
    bjss

    ResponderExcluir
  4. Também já tinha ouvido falar e inclusive perguntei sobre ela ao primeiro médico de reprodução... Ele simplesmente disse que se eu quisesse podia usar, mas não tinha comprovação. Ai esses médicos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Q boa noticia, não conhecia os efeitos dessa Coenzima, mas são ótimos. Tenha fé sim e creia no clichê pq de fato Deus faz tudo na hora certa.
    Bju

    ResponderExcluir
  6. Você falou do Q10 e eu lembrei daquele creme anti-idade da Nívea... eles sempre reforçam que ele tem Q10. Então está explicado... é um elixir da juventude... rs...
    Talvez os outros médicos não tenham recomendado porque não é certeza de que vai surtir efeito. Mas entendo que numa situação como a sua, qualquer ajuda, já ajuda!
    Talvez uma coisa isolada não resolva o problema, mas várias coisas ao mesmo tempo, cada uma ajudando um pouco, pode ser a resposta para o problema, certo?
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha é verdade, não tinha me lembrado desse creme da Nivea. E acho que é isso, pode não ser garantido, mas não custa tentar, né? Bjo!

      Excluir
  7. Muito boa essa informação!! Torcendo muito pelo seu positivo!!!

    ResponderExcluir
  8. Ótimo estou tomando a duas semanas fiquei super ativa, passou a preguiça o sono, desposição de 20 anos.

    ResponderExcluir